segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Zoológicos - Centros para os Animais ou para os visitantes ?

Inicialmente fundados como Menágeries*, os Zoológicos eram principalmente uma forma de demonstrar poder e riqueza, e assim permaneceriam com este mesmo espírito até o séc. XIX, quando ,simultaneamente, em Londres, Paris e Dublin teriam agora o compromisso de exibir estes animais ao público em geral, muitas vezes pagando para isso. Com o crescente interesse naturalista e zoológico na sociedade inglesa, a exibição dos animais era um espetáculo que gerava muito dinheiro e era facilmente mantido. Atualmente existem diversos tipos de zoológicos, como aquários onde se mantém somente animais aquáticos e afins, Safáris, com grandes extensões onde os animais soltos são visitados por um público dentro de um carro guiado, etc. Entretanto, eles têm passado por muitas pressões de mudança e muitos tem ruído com as despesas, ou pior, colocando os animais em condições degradantes, gerando uma grande onda de polêmicas, com entidades como o Peta (People for the Ethical Treatment of Animals) e a sociedade civil organizada, com o apoio de diversos documentários como: Blackfish e The Cove demandando o fechamento de todos.


Mas seria essa a verdadeira solução ?


Zoológico do Rio, um dos mais citados
Zoológico do Rio de Janeiro
É importantíssimo que se coloque a questão dos zoológicos em pauta, uma vez que sua principais funções antigamente, como entreterimento e servir de museu vivo de animais, ainda são largamente executadas, com diversas pessoas lucrando em cima destes animais, sem que eles recebam o devido cuidado. Porém, se só tratarmos os zoológicos como entidades demoníacas que querem lucrar com o sofrimento e trabalho escravo dos animais engaiolados em recintos minúsculos, estaremos contando uma mentira.  Muito provavelmente o primeiro contato que muitos dos leitores tiveram com qualquer animal “selvagem” foi por meio do zoológico ou o primeiro contato com qualquer animal estrangeiro do qual só ouvíamos falar ou ver na TV também se deu pelo zoológico.


Símbolo da Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil
Existem muitos zoológicos bons mundo afora e pelo Brasil que cumprem com a promessa de cuidar e alocar bem estes animais, não se limitando apenas à isso, mas também gerando e auxiliando projetos de reintrodução e reprodução de espécies ameaçadas em cativeiro, o que atualmente é o principal objetivo de zoológicos ao redor do mundo. Além disso, eles também são centros primordiais de educação ambiental, uma vez que muitas pessoas jamais teriam contato com estes animais e se sensibilizariam pelo seu desaparecimento. Ainda que muitos argumentem que lugar de bicho selvagem é na natureza, muitos dos animais que vão para os zoológicos já tem um longo histórico, com seus avós ou mesmo bisavós sendo mantidos em cativeiro, longe de ser um argumento válido, a idéia de que estes animais foram cruelmente retirados da natureza hoje não é mais verdade como foi antigamente em outros zoológicos. É claro que em casos de menágeries modernas e zoológicos ilegais isso é uma prática recorrente, contudo não é justo a condenação de zoológicos que cumprem com o atendimento e cuidado aos animais sejam penalizados e atacados por coisas que eles não fazem ou mesmo não tem conhecimento. Outra realidade muito frequente é a de animais que não tem mais condições de voltar ao ambiente natural, seja por mutilação ou mesmo por ineficácia de reintrodução. E contra isto não há o que se argumentar, se você solta qualquer animal que não tem as capacidades mínimas para voltar ao meio ambiente natural ele invariavelmente irá morrer. Atualmente os zoológicos são centros de educação ambiental, estudos em conservação, reabilitação e bem-estar animal, infelizmente ainda existem muitos zoos que não seguem esse padrão pela falta de dinheiro ou falta de comprometimento, mas isso não é motivo para tratá-los como vilões querendo lucrar às custas dos animais.




Retirado de: http://www.viagenscinematograficas.com.br/2015/01/gramado-zoo-e-parque-gaucho-serras-gauchas.html















PS: Estou deixando abaixo o link de um dos melhores zoológicos do Brasil, o qual eu estive e pude constatar sua eficácia com a conservação e também bem-estar animal, é o Zoológico de Gramado.



Zoológico de Gramado 








Referências:












Nenhum comentário:

Postar um comentário